sexta-feira, 27 de abril de 2012

LIDERAR OU PÔR NO CABRESTO?

Leitura: Romanos 12.3-8

3. Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.
4. Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função,
5. assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.
6. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.
7. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;
8. se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.

... se é exercer liderança, que a exerça com zelo. (v. 8)

No mundo, liderar é ter a capacidade de fazer com que os outros façam o que você quer sem que o percebam. Segundo a Bíblia, liderar, antes de qualquer coisa, é você mesmo fazer a vontade de Deus e, então, conduzir o povo de Deus por essa mesma vontade (At 13.22b).
Infelizmente, muitas vezes, temos visto entre o povo de Deus membros fazendo guerra de braço contra outros; pastores fazendo o mesmo com membros e ainda com seus pares, vendo quem pode mais.

Certa vez, presenciei um obreiro desaforando outro. Uma boa dose de humildade iria bem nesse caso, vocês não acham? Se isso acontece entre os ditos “líderes das igrejas”, o que esperar de seus membros? Esse problema acontece com todos aqueles que em algum momento se insubordinam a Deus.

É bom lembrar que o dom de presidir é a capacidade e o poder dado por Deus a todos os que conduzem atividades na igreja, visando o bem espiritual de todos. Para tanto, Deus precisa capacitar o líder a destituir-se de tudo que provém do seu próprio “eu” para poder pensar, agir e conduzir com a mente de Cristo (1Co 2-16). O povo de Deus não pode ser posto no cabresto, ele quer e precisa ser liderado pela mente de Cristo. Por isso, uma palavra de exortação a todos os líderes na igreja: é necessário que a graça de Deus esteja acima da ditadura dos homens. Se o nosso jeito de liderar não for igual ao jeito de liderar de Jesus, ele precisa mudar. Quando Pedro feriu a orelha de Malco, no Getsêmani, Jesus... respondeu: “Basta”. E tocando a orelha do homem, ele o curou (Mt 22.51). Jesus não deixou Pedro fazer o que quisesse. Liderar é dizer e mostrar o que fazer, não apenas o que não fazer. É orientar, não obrigar.

Senhor Jesus, que tenhamos a tua mente na hora de liderar, que não sigamos a nossa mente. Amém.

Orando em Família 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário