quinta-feira, 12 de abril de 2012

FALSAS IMAGENS

Leitura: Lucas 24.14-24 - http://www.bibliaon.com/lucas_24/
“... e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel.” (v. 21)
Durante o tempo em que esses dois homens conviveram com Jesus, eles criaram uma imagem equivocada dele. Pensavam que Jesus ia ser diferente, não esperavam que ele fosse morrer humilhado daquela forma. Por isso eles, agora, desabafam: “Ele era um profeta, poderoso em palavras e obras diante de Deus e de todo o povo. Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades ... o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; e nós esperávamos que era ele que iria trazer redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia... Algumas das mulheres entre nós... disseram que ele está vivo”. Realmente difícil de acreditar que os dois discípulos fizeram essa lamúria! Que barbaridade, que coisa feia! No entanto, ao escrever, eu me vejo tantas vezes lamentando da mesma forma.
Havia chegado a hora de eles colocarem para fora as falsas imagens e expressá-las. Só assim, Jesus poderia corrigi-las, a fim de eles, então, poderem reconhecer o Jesus ressuscitado.

Muitas vezes, ao longo da vida, também nós criamos falsas imagens de Deus. Achamos que ele cabe dentro da nossa limitada compreensão. Quando ele não corresponde àquilo que pensamos, achamos melhor desistir, “andar de ré”, como dizia um querido professor meu. Muitas vezes, pensamos: “Melhor mesmo é voltar para trás... Porque Deus não é aquele que nós pensávamos que ele fosse”.
Afinal, o que pensamos sobre Deus? Quem ele é para mim e para você?
É importante, sempre de novo, fazer essa pergunta, pois, com toda certeza, muitas das nossas frustrações na vida com Deus não têm a ver com quem ele é, mas, sim, com as imagens equivocadas que nós mesmos construímos dele.
Deus e Pai, ajuda-nos a te conhecermos como tu és! Amém.

Orando em família 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário