quinta-feira, 26 de abril de 2012

DONS: EDIFICAÇÃO OU TRAGÉDIA?



10. Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.
11. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.
1 Pedro 4.10-11

Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. (1Pe 4.10)

Pouco tempo atrás, uma estagiária de um curso técnico de enfermagem administrou uma medicação na veia de uma criança, provocando sua morte. As medicações são diluídas com água destilada antes de serem aplicadas na veia. Provavelmente, nesse caso, não se observou com cautela o que estava escrito na ampola.
Algo parecido ocorre no corpo de Cristo. Os dons são como medicações. São dados por Deus para sempre serem utilizados em benefício próprio e em benefício dos outros. Eles sempre são bons, nunca ruins. O que acontece na igreja é que, muitas vezes, junto com os dons, são adicionados componentes que acabam tornando-os prejudiciais. Cito alguns desses ingredientes que pervertem tudo: ciúme, soberba, competição, classificação. Assim, aquilo que era para ser bom acaba sendo ruim, não por culpa de quem deu os dons (a medicação), mas por culpa de quem os utiliza. Então, o que deveria ser utilizado para servir uns aos outros se torna foco de discussão.
Sabe o que é o pior de tudo isso? É que o dom espiritual mais disputado é aquele com o qual menos deveríamos nos preocupar: o dom de línguas. Desleixamo-nos e deixamos de desenvolver o dom do amor, o dom supremo.
Os dons não devem ser alvo de concorrência. Deus não deu dons para medir quem é melhor, ele os deu para serem usados na construção de seu Reino, para curar pessoas doentes, consolar aflitos...
Remédios na prateleira não servem para nada, e utilizados de maneira errada matam. Dons engavetados também não servem para nada, e quando utilizados de forma errada causam tragédia na igreja. A escolha é sua.

Senhor, que tu nos ajudes a ter a sabedoria que vem do alto.

Orando em Família 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário