quinta-feira, 22 de março de 2012

Um tesouro escondido

A ilustração do tesouro escondido e da pérola

44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
45 Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas;
46 e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou. 
(Mt 13.44-46)

Esse agricultor lavrara o campo numa monótona rotina. Como em todos os dias, caminhava no compasso da sua junta de boisa, segurando arado. A mesmice daquele dia não sinalizava que toparia com um tesouro excepcional. Quando seu arado enroscou, por certo pensou que fosse mais uma pedra a retardar seu trabalho. No entanto, ele foi surpreendido pela alegria.
Nossas rotinas podem ser outras. Já não caminhamos mais no sonolento compasso de uma junta de bois. Vivemos no século de tempo e ritmo acelerados. Corremos sempre mais agitados. Nem por isso nossas rotinas estressantes deixam de ser monótonas e deprimentes. Elas igualmente sufocam a esperança.
Também em nosso “campo”, Deus escondeu seu tesouro que transforma vidas. Seu filho Jesus veio ao mundo sem ostentação divina. Tornou-se pessoa humana igual a nós, mas quem o encontra é surpreendido pela alegria; por uma alegria que inverte todos os valores. Nada, nada compete com ela.
Quem sabe, você leitor, já encontrou o tesouro de Deus e experimentou essa alegria. Com esse blog, nós da JE Sinop, queremos ajudá-lo a refletir nas atitudes que decorrem do seu encontro com o tesouro de Deus. Se você, no entanto, ainda não viveu essa experiência graciosa, este blog quer transmitir-lhe esperança: há um tesouro escondido no seu campo. Foi Deus quem o colocou no seu caminho para surpreendê-lo com uma alegria que você jamais conheceu.

Senhor, Tu conheces a monotonia da minha rotina, o compasso dos meus passos. Obrigado pelo tesouro do evangelho, que escondeste em Jesus. Permite que eu o encontre e experimente a alegria que vem de Ti.
Texto adaptado do Orando em Família 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário