terça-feira, 20 de março de 2012

O custo de ser discípulo

O custo de ser discípulo

25 Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes:
26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo.
27 Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo.
28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar?
29 Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele,
30 dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar.
31 Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?
32 No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.
33 Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo. Lucas 14.25-33

 Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. 3Jo 4.

O prefeito de uma cidade projetou um novo prédio escolar. O inicio da construção foi rápido, mas a obra parou pela metade. Faltou verba para continuar e assim ela ficou por vários anos, uma lembrança continua de alguém que não pode terminar. Você viu no texto um caso semelhante citado por Jesus para mostrar o que é preciso para ser seu discípulo. Prevendo que alguns na multidão que o seguia se enganassem, mostrou que apenas “aderir” a ele não torna ninguém seu discípulo. É preciso seguir Jesus a todo custo, renunciando aos seus próprios interesses por amor a ele.
No versículo em destaque, o apóstolo João se alegrou que seus filhos na fé eram discípulos autênticos de Cristo, pois andavam na verdade da palavra de Deus. Sem duvida ele sabia de alguns que tomaram a decisão de seguir-lo. Você talvez conheça gente levada a decisões por emoção, pressão de amigos falta de conhecimento da verdade. Talvez ignorassem que a verdade do que Deus diz é a base da fé em cristo. “A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Rm 10.17). Quem quer seguir a Jesus tem que renunciar tudo aquilo que não seja a verdade, que é Cristo mesmo: “Eu sou o caminho, A VERDADE e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim” (Jo 14.6), disse ele. Quem se convencer profundamente da verdade, enfrentará o custo de “tomar a sua cruz”
 a renúncia total, como Jesus mesmo fez. Quem manda agora é Cristo, mesmo se custar a perda de amigos e a oposição de parentes. Um jovem indiano ouviu o evangelho e resolveu seguir a Cristo. Isto ofendeu seus pais, que o expulsaram de casa. Partiu com algumas coisas na sacola, confiando no Senhor. Foi protegido e abençoado, e escreveu um poema em que cada estrofe termina com a frase “Atrás não volto, não volto mais”

 
Abrir mão de tudo por Jesus é ganhar tudo, entregar só parte é perder tudo.

Teodoro Laskowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário