quarta-feira, 14 de março de 2012

Uma pequena ficção

Não vos enganeis, meus amados irmãos.

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
Tiago 1:16-18

Éramos uma família feliz, vivendo numa pequena vila da antiga Palestina. Nosso pai era carpinteiro e lá em casa todos trabalhavam com madeira. Meu irmão mais velho era muito esquisito. Justo e compassivo, sério e alegre ao mesmo tempo. Incrível como sabia harmonizar os contrários. Seu lazer era estudar as escrituras. Depois que aprendeu a profissão, nossa carpintaria ficou famosa.

A freguesia esperava meses por uma peça. A morte de nosso pai não alterou muito as coisas. Nosso irmão mais velho deu conta do recado. Tudo ia bem até que um dia ele nos surpreendeu. Entendemos então a razão de nunca interessar-se em casar, como serio o costume. Nossos jovens casavam-se cedo. Sabem o que ele fez? Saiu de casa! Deixou-nos! Ai eu não gostei. Juntamos toda a família tentamos tirar da cabeça dele essa mania de querer consertar o mundo. Mas como condenar as atitudes de alguém tão perfeito? Restou-nos agradecer a Deus ter-nos dado um irmão cuja perfeição se mostrava no lugar mais difícil: dentro do lar. Ficávamos estupefatos ao ouvir dos seus milagres, seus ensinos, sua sabedoria. Nossa preocupação logo se confirmou. A inveja dos religiosos levou-o a morte.

Concluo. Sabem o que aconteceu? Após três dias no túmulo, Ele ressuscitou. Descobrimos que, debaixo do nosso teto, tínhamos sido honrados com a presença do filho de Deus  prometido das escrituras. Tudo mudou. Nasci de novo. Pelo seu Espírito nasceu dentro de mim um novo e verdadeiro israelita. Sabe quem sou? Sou Tiago, seu irmão por parte de mãe. Sou hoje um de seus discípulos. Não quer acompanhar-me?
Prezado leitor, desculpe essa ficção, mas tente imaginar-se no papel de Tiago e entenderá melhor o recado que leu hoje na bíblia, bem como a tremenda transformação que ele experimentou. Por meio de Jesus, Deus a oferece a cada um de nós.

Jesus venceu a morte e oferece vida eterna a todos os que se entregarem a ele.

Manoel de Jesus Thé – SP – Pão Diário

Comentário:
Toda boa dádiva vem de Deus, todas as coisas boas vem de Dele. Ele é bom. O v17  também nos lembra que Deus é imutavel (que não muda). No v.1 8, Tiago mostra o aprofundamento da bondade de Deus, dando-nos a oportunidade de renascer pela “palavra da verdade". Neste “novo nascimento”, tornamo-nos “primícias de suas criaturas”(v. 18). No mundo antigo, existia a lei de que as primícias eram sagradas para Deus e oferecidas a Ele (Rm 11.16). Quando renascemos pela palavra do Evangelho, tornamo-nos propriedade exclusiva de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário