sexta-feira, 30 de março de 2012

AGRADAR A DEUS E NÃO ÀS PESSOAS

Leitura: 1 Reis 22. 1-28

“Suas palavras também devem ser favoráveis” (v. 13)

    Imagine você recebendo a seguinte tarefa: “Vá até tal pessoa e fale apenas o que ela está querendo ouvir. Nada mais”. Pois essa foi à tarefa que os mensageiros reais recomendaram a Micaías, quando o rei Acabe mandou chamá-lo por insistência de Josafá. Insistiram com ele “... Todos os outros profetas estão predizendo que o rei terá sucesso. Suas palavras também devem ser favoráveis”.
    Que tarefa espinhosa, hein? Que encenação!
    O que você faria se estivesse na pele desse profeta de Deus? Falaria aquilo que agrada mais? Não é essa a tendência predominante também hoje em dia? Não é melhor dizer o que dá mais ibope e traz menos “riscos”? Não é mais cômodo pensar assim e agir dessa forma?
    Preferimos falar somente aquilo que as pessoas desejam ouvir porque isso afaga o seu ego. Não nos compromete. Unimos assim o “útil ao agradável”, isto é, os interesses pessoais dos ouvintes aos interesses pessoais daquele que fala.
    Não será este também um dos motivos que levam pessoas a trocarem tanto de igreja? Se falar o que me agrada eu fico, do contrário, eu saio. Essa incapacidade de falar a verdade e de ouvir críticas também é uma das causas da ruptura entre pessoas que, até então, compartilhavam o mesmo propósito na caminhada de fé.  Por isso, Jesus insiste em que devemos falar a verdade, dizendo “sim” para o que é “sim” e “não” para o que é “não” (Mateus 5.37). E o apóstolo Paulo nos desafia a falar o que edifica os outros (Efésios 4.29).
    Que Deus nos conceda, por meio do seu Espírito, tal disposição e sinceridade. O que deve realmente importar não é o que agrada às pessoas, mas o que agrada a Deus.

ORAÇÃO: Senhor, perdão pelas vezes em que caímos na tentação de querermos agradar mais às pessoas do que a ti. Amém.


Orando em Família 2012
Colaboração: Mario Waechter

quarta-feira, 28 de março de 2012

Amizade - Mágoa ou Perdão?

Dois amigos viajavam pelo deserto e, em um determinado ponto da viajem discutiram. Na discussão um deles esbofeteou o outro. O outro, agredido e ofendido, sem nada dizer, escreveu na areia:

- Hoje, meu melhor amigo, me bateu no rosto.

Seguiram a caminhada e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se. O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se, sendo salvo pelo amigo que antes o havia agredido. Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu em uma pedra:
- Hoje, meu melhor amigo, salvou minha vida.

Intrigado o amigo lhe perguntou:
- Por que depois que lhe bati, você escreveu na areia e agora na pedra?

Sorrindo, o outro amigo lhe respondeu:
- Quando alguém nos ofende, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarrega de apagar. Porém, quando nos faz algo de bom, deveremos gravar na pedra da memória do coração, onde vento nenhum do mundo poderá apagar.

LIVRO: CENTO E UMA BELAS ILUSTRAÇÕES
JAZIEL GUERREIRO MARTINS

Reflitam ainda neste versiculo:

O que perdoa a transgressão busca a amizade; mas o que renova a questão, afastam amigos íntimos. Provérbios 17:9

Comentário: Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas aquele que lembra do assunto estraga a amizade. Pois aqueles que são revoltados e gostam de brigas e que vivem se gabando, estão correndo para a própria desgraça. Aquele que gosta de brigas alimenta o ódio, que é simplesmente o contrário do que Deus quer para nós, pois o amor que Ele nos ensina, é o que perdoa todas as ofensas. E aquele que é bom e fiel recebe perdão do seu pecado, e quem teme ao senhor escapa do mal. Pv 16.6

Colaboração: Johni Tobias Gutbier

Fé e força formiguinha! Jesus está com você.


Por isso, restabeleci as mãos descaídas e os joelhos trôpegos (Hb 12.12).

Timom foi um guerreiro e rei de um país no Oriente. Houve uma revolução no seu reino e ele teve de fugir. Procurou diversas vezes reconquistar o poder, porém fracassou. Depois de algum tempo, novamente atacou os rebeldes; desta vez conseguiu vencer os seus inimigos  e voltou ao poder. Mais tarde, contou aos seus amigos:
- Ao fugir dos meus inimigos, fui obrigado a esconder-me em uma casa em ruínas e permanecer lá durante muitos dias. Eu estava muito desanimado e me veio o pensamento de desistir de reconquistar meu trono, do qual fui deposto. Três vezes eu tinha reunido os meus soldados fieis; sempre fui vencido. Por isso, me achava em um estado de depressão.
Desejando me desfazer de meus pensamentos tristes, olhei para uma formiga. Ela estava carregando um grande grão de milho, com o qual queria subir uma parede; porem, o grão caiu. A formiga desceu, pegou-o e tentou subir novamente. Outra vez o grão caiu, mas a formiga foi perseverante. Vinte vezes subiu e vinte vezes voltou para buscar seu peso caído. Na 21ª vez, conseguiu o seu objetivo, alcançando a altura desejada.
Isto me confortou grandemente. Mais uma vez reuni os meus soldados e, então, venci os revolucionários e reconquistei meu posto de rei.

Todos nós somos assaltados pelo desânimo e depressões. Todos nós experimentamos frustrações. Se lembrarmos dos exemplos que a bíblia nos dá, saberemos como continuar perseverando:
- Os muros da cidade de Jericó somente caíram, depois de serem rodeados sete vezes (Js 6. 15-16).
- Moisés teve de erguer os braços em atitude de oração por muito tempo, até que o inimigo do seu povo foi derrotado (Ex 17.11-12).
- O profeta Elias teve de mandar o seu servo sete vezes para ver se chegavam nuvens que trariam chuva (1 Rs 18.43-44). 
Conte sempre com a fidelidade e a presença do seu Senhor! Sempre, sempre você pode começar de novo com a ajuda de Jesus! Ele lhe dará as forças que necessita. Chegará o momento em que os obstáculos serão vencidos. A lição que você agora deve aprender na escola de Deus é a perseverança. Para isso, Deus lhe concede o dia de hoje!

Comentário: Se você está passando por uma semana ruim, ou por alguma dificuldade, lembre-se que Jesus está junto de você para aliviar o seu fardo! Basta você querer, deixar e pedir. Ore pedindo a ajuda dEle e pode ter certeza que tudo ficará mais leve.. Em Jesus somos mais que vencedores, pois a maior batalha Ele venceu por nós!
 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”
(Mateus 11:28)

Leitura bíblica (MUITO LINDA! LEIA)
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos; Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós; Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações; Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas." 
(1 Pedro 1:3-9)

Extraído e adaptado do devocional Amor Sem Fronteiras (3ªed.) de Alcides Jucksch

terça-feira, 27 de março de 2012

segunda-feira, 26 de março de 2012

Eis que estou a porta e bato...

Todo aquele que o pai me dá, esse virá a mim, e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora (Jo 6.37).

Um pintor trabalhou num quadro que mostrava Jesus batendo na porta de uma casa. Foi motivado para esta obra de arte pela palavra de Jesus “eis que estou a porta e bato, quem ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3.20).
O filho pequeno do pintor olhou com a tenção para a tela. Depois disse:
- Papai, o senhor esqueceu um detalhe no quadro. Falta a maçaneta na porta para poder abri-la. Assim, Jesus não pode entrar.
Mas o pai disse:
- A porta só pode ser aberta por dentro. Por isso, não pintei a maçaneta da fechadura do lado de fora. Quem mora nesta casa pode deixar Jesus entrar ou deixá-lo fora. Jesus, de maneira alguma, arrombará a porta.
Jesus sabe a situação de cada um de nós. Ele conhece o nosso endereço. Como o sol visita todas as folhas verdes, assim Jesus visita todos os seres humanos. Com o poder do qual Jesus dispõe, pode forçar a porta, isto é, subjugar qualquer pessoa. Mas isso ele não faz. Ele deseja que cada uma abra o seu coração de livre vontade. Quando isso acontece, ele entra e enche todo o ser com paz e felicidade. Como se faz isso: abrir o coração para Jesus? É necessário dizer em oração, o que até agora entrou de pecado na sua vida. Deve haver uma confissão sincera. Deve também haver a decisão de que, de agora em diante, Jesus dará aquele que permitir que ele tome conta da sua vida é: “os teus pecados estão perdoados”. E se estabelece o contato com Deus. A Jesus compete dizer isso, porque Ele já pagou os nossos pecados quando morreu na cruz. Foram esses pecados que nos separaram de Deus. Desde então, Jesus visita cada ser humano, tanto crianças como adultos, oferecendo-se para habitar em nós. A paz de Deus encherá o nosso intimo. Feliz aquele que deixa Cristo entrar! Eis que ele disse a esse respeito: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu pai o amará, e viremos a ele e faremos nele morada” (Jo 14.23).

Amor sem fronteiras - Alcides Jucksch

sexta-feira, 23 de março de 2012

JE dia 24/03/12 - Esperamos por vocês

Atenção, estão todos convidados a participarem da JE, neste sábado 24/03/2012

Vamos louvar a Deus em comunhão com os nossos amigos.

Esperamos por vocês =D










Uma música pra vocês ouvirem e já se alegrarem pra amanhã. 

A alegria está no coração

JE Sinop - IECLB - Av. Tarumãs/R. Azaléias

Sinop-Mt


As pessoas vêem as aparências, mas Deus vê o coração

Leitura 1Samuel 16.1-13 - http://www.bibliaon.com/1_samuel_16/
 
... Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coraçao...(v7).

O versiculo 7 destaca como uma palavra chave. e realmente, nós também enxergamos as pessoas, a principio, somente pelo que vemos exteriormente. orientamo-nos fortemente pela sua aparencia. Todavia, depois de um tempo, percebemos como é o verdadeiro jeito de alguém (ou até de nós mesmos) por exemplo: a minha maneira de ser, como falo dos outros. Ou se penso somente em mim, naquilo que faço. Se eu faço uso de pequenas mentiras. Se me mostro forte diante de alguém ou jogo as pessoas umas contra as outras, se procuro apenas benefícios próprios... ou...
Por meio do meu jeito e postura para com a via, os outros vão decidir se podem confiar totalmente em mim. Assim nas pequenas coisas como nas grandes, com pastores, entre amigos, vizinhos ou colegas de aula.

Start para o dia

quinta-feira, 22 de março de 2012

Um tesouro escondido

A ilustração do tesouro escondido e da pérola

44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
45 Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas;
46 e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou. 
(Mt 13.44-46)

Esse agricultor lavrara o campo numa monótona rotina. Como em todos os dias, caminhava no compasso da sua junta de boisa, segurando arado. A mesmice daquele dia não sinalizava que toparia com um tesouro excepcional. Quando seu arado enroscou, por certo pensou que fosse mais uma pedra a retardar seu trabalho. No entanto, ele foi surpreendido pela alegria.
Nossas rotinas podem ser outras. Já não caminhamos mais no sonolento compasso de uma junta de bois. Vivemos no século de tempo e ritmo acelerados. Corremos sempre mais agitados. Nem por isso nossas rotinas estressantes deixam de ser monótonas e deprimentes. Elas igualmente sufocam a esperança.
Também em nosso “campo”, Deus escondeu seu tesouro que transforma vidas. Seu filho Jesus veio ao mundo sem ostentação divina. Tornou-se pessoa humana igual a nós, mas quem o encontra é surpreendido pela alegria; por uma alegria que inverte todos os valores. Nada, nada compete com ela.
Quem sabe, você leitor, já encontrou o tesouro de Deus e experimentou essa alegria. Com esse blog, nós da JE Sinop, queremos ajudá-lo a refletir nas atitudes que decorrem do seu encontro com o tesouro de Deus. Se você, no entanto, ainda não viveu essa experiência graciosa, este blog quer transmitir-lhe esperança: há um tesouro escondido no seu campo. Foi Deus quem o colocou no seu caminho para surpreendê-lo com uma alegria que você jamais conheceu.

Senhor, Tu conheces a monotonia da minha rotina, o compasso dos meus passos. Obrigado pelo tesouro do evangelho, que escondeste em Jesus. Permite que eu o encontre e experimente a alegria que vem de Ti.
Texto adaptado do Orando em Família 2010

quarta-feira, 21 de março de 2012

Não perca o foco. Perdeu a alma - Perdeu tudo!

Queres seguir a rota antiga, que os homens iníquos pisaram? (Jó 22.15).


Um rei tinha um filho, que deveria ser o seu herdeiro. Porem, este facilmente deixava-se guiar pela má companhia, e vivia na farra. Cada vez que o pai o repreendia, o príncipe prometia mudar o comportamento e não dar mais atenção aos falsos amigos. Entretanto, não conseguia resistir a tentação; sempre que o seus companheiros se aproximavam, ele cedia e se deixava levar.
Certa vez, o príncipe, novamente fraquejando, aceitou o convite para um banquete luxuoso com os seus amigos. A bebedeira prolongou-se até alta madrugada e o jovem príncipe ficou completamente embriagado. Envolveu-se em uma briga e, como resultado do tumulto, uma pessoa morreu.

No dia seguinte, o príncipe foi chamado a presença do rei que lhe disse:
- Você não é digno de ser rei. Sempre esta dando ouvidos e fazendo o que os outros dizem. Merece a pena de morte. Porem, lhe concederei uma graça. Pegue este cálice cheio de vinho e leve-o por todas as ruas da cidade, retornando depois a mim. Mas, se derramar uma só gota, imediatamente a sua cabeça rolará por terra. O carrasco o seguirá com a espada.
O jovem pegou o cálice cheio até a borda, segurou-o entre suas mãos com o máximo de cuidado. Começou a andar sabendo que um descuido significava morte na certa. Os olhos fitos no cálice, passo a passo caminhava...
Realmente, conseguiu voltar ao rei sem perder uma só gota.
Disse o pai:

- Muito bem salvou sua vida. Diga-me qual foi a reação dos seus amigos quando você passou perto dele? Não viu quanto riram de você? Não ouviu o convite para irem juntos a um bar?
- Não dei atenção a nada, meu pai – respondeu o filho. – a única coisa que me interessava era salvar minha vida.
- Meu filho – continuou o rei – com a mesma atenção e dedicação deve, no futuro, cuidar da sua alma. Só assim você conseguirá vencer a tentação e ser digno de receber a coroa.
Um provérbio diz:
Perdeu o dinheiro – perdeu pouco.
Perdeu a honra – perdeu muito.
Perdeu a alma – perdeu tudo!
Jesus disse: “Pois, que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mt 16.26)
Leitura: Filipenses 2.12-18

Alcides Jucksch - Amor sem fronteiras.

terça-feira, 20 de março de 2012

O custo de ser discípulo

O custo de ser discípulo

25 Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes:
26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo.
27 Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo.
28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar?
29 Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele,
30 dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar.
31 Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?
32 No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.
33 Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo. Lucas 14.25-33

 Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. 3Jo 4.

O prefeito de uma cidade projetou um novo prédio escolar. O inicio da construção foi rápido, mas a obra parou pela metade. Faltou verba para continuar e assim ela ficou por vários anos, uma lembrança continua de alguém que não pode terminar. Você viu no texto um caso semelhante citado por Jesus para mostrar o que é preciso para ser seu discípulo. Prevendo que alguns na multidão que o seguia se enganassem, mostrou que apenas “aderir” a ele não torna ninguém seu discípulo. É preciso seguir Jesus a todo custo, renunciando aos seus próprios interesses por amor a ele.
No versículo em destaque, o apóstolo João se alegrou que seus filhos na fé eram discípulos autênticos de Cristo, pois andavam na verdade da palavra de Deus. Sem duvida ele sabia de alguns que tomaram a decisão de seguir-lo. Você talvez conheça gente levada a decisões por emoção, pressão de amigos falta de conhecimento da verdade. Talvez ignorassem que a verdade do que Deus diz é a base da fé em cristo. “A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Rm 10.17). Quem quer seguir a Jesus tem que renunciar tudo aquilo que não seja a verdade, que é Cristo mesmo: “Eu sou o caminho, A VERDADE e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim” (Jo 14.6), disse ele. Quem se convencer profundamente da verdade, enfrentará o custo de “tomar a sua cruz”
 a renúncia total, como Jesus mesmo fez. Quem manda agora é Cristo, mesmo se custar a perda de amigos e a oposição de parentes. Um jovem indiano ouviu o evangelho e resolveu seguir a Cristo. Isto ofendeu seus pais, que o expulsaram de casa. Partiu com algumas coisas na sacola, confiando no Senhor. Foi protegido e abençoado, e escreveu um poema em que cada estrofe termina com a frase “Atrás não volto, não volto mais”

 
Abrir mão de tudo por Jesus é ganhar tudo, entregar só parte é perder tudo.

Teodoro Laskowski

segunda-feira, 19 de março de 2012

O que é mais importante na igreja?

O relatório encorajador de Timóteo


6 Mas agora que Timóteo acaba de regressar do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor, dizendo que sempre nos tendes em afetuosa lembrança, anelando ver-nos assim como nós também a vós;

7 por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação, ficamos consolados acerca de vós, pela vossa fé,

8 porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor.

9 Pois, que ação de graças podemos render a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus.
1Tessalonicenses 3.6-9
Quando pensamos em “igreja”, geralmente nossa mente visualiza um prédio, uma catedral, uma capela, ou seja, uma arquitetura física. Talvez, se pensarmos um pouco mais, imaginaremos um coro, pessoas cantando, um pregador, rituais, símbolos, ou seja, uma estrutura religiosa. Não há nada de errado com essas imagens. Porém, o cerne da igreja não está em sua arquitetura ou em seus ritos por seguirem a Cristo, a compõem. Muito além das coisas que unem ou separam diferentes tendências religiosas cristãs, ser igreja é, em ultima (e primeira) instância, ser um genuíno seguidor de Cristo, cuja vida vai sendo por ele mudada a cada passo dessa caminhada. Paulo, que havia fundado várias igrejas, está recebendo a visita de Timóteo, que lhe traz noticias dos cristãos de tessalônica. Ele não conta como esta a construção do tempo, nem o que o coro esta ensaiando no momento, mas diz como estão as pessoas em seu crescimento na fé e na pratica do amor! Paulo, por sua vez, esta passando por problemas, mas, ao ouvir as noticias de que seus “filhos na fé” estão firmes com Deus, ele se sente animado e fortalecido e, acima de tudo, alegre e grato a Deus por causa deles.
Uma das coisas mais importantes da igreja é a maneira como as pessoas se relacionam (quer façam parte do mesmo grupo religioso ou não), tanto com Deus, quanto com o próximo. O mundo anseia por relacionamentos consistentes, sinceros, amorosos e não interesseiros. O relacionamento entre os cristãos e destes para com quem quer que seja deve ser uma expressão genuína do amor acolhedor e renovador de Deus, que gera satisfação e alegria, como gerou em Paulo, como por gerar em você, como pode gerar em alguém outro, neste dia!
A verdadeira igreja é o lugar mais aconchegante do mundo.
Wanderley de Mattos Júnior – Pão Diário.

sábado, 17 de março de 2012

Hoje tem JE...

Ola que tal?
Hoje tem JE as 20:00hrs, estão todos convidados, vamos louvar e adorar ao nosso Deus em comunhão com os irmãos.
Lembrando também que teremos hoje a eleição da nova diretoria da JE.
JE Sinop - IECLB
Av. Tarumãs / R. Azaléias

sexta-feira, 16 de março de 2012

Rots e Shots (Fantoches)

Olá galera, no último dia 03/03/12 os apresentadores Rots e Shots apresentaran-se na JE de Sinop com uma apresentação, trazendo a história de Jó de uma maneira mais atualizada para os dias contemporaneos de hoje, na atualidade em que vivemos atualmente. Na ocasião também trouxeram várias notícias dos últimos meses. E eles ja avisaram que em breve farão novas apresentações. Aguardem.
Aqui algumas fotos.

 Platéia
 Pla(Téio)
Bastidores

Quem pode com a soberania de Deus?

O nascimento de Moisés

1 Foi-se um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.
2 A mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.
3 Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou para ele uma arca de juncos, e a revestiu de betume e pez; e, pondo nela o menino, colocou-a entre os juncos a margem do rio.
4 E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe aconteceria.
5 A filha de Faraó desceu para banhar-se no rio, e as suas criadas passeavam à beira do rio. Vendo ela a arca no meio os juncos, mandou a sua criada buscá-la.
6 E abrindo-a, viu a criança, e eis que o menino chorava; então ela teve compaixão dele, e disse: Este é um dos filhos dos hebreus.
7 Então a irmã do menino perguntou à filha de Faraó: Queres que eu te vá chamar uma ama dentre as hebréias, para que crie este menino para ti?
8 Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Foi, pois, a moça e chamou a mãe do menino.
9 Disse-lhe a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei o teu salário. E a mulher tomou o menino e o criou.
10 Quando, pois, o menino era já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e lhe chamou Moisés, dizendo: Porque das águas o tirei.(ex 2.1-10).

Grande é o nosso Soberano e tremendo é o seu poder; é impossivel medir o seu entendimento (Sl 147.5)
 
Deus manifesta constantemente sua soberania sobre todas as pessoas. No texto de hoje, vimos que o Egito representava escravidão e domínio para Israel, mas o Senhor planejava libertar seu povo, e para isso capacitou um líder. Moisés era um bebê bonito, mas um candidato a morte como os demais meninos nascidos na época. Não apenas sua mãe teve pena de matá-lo, mas até mesmo a princesa egípcia comoveu-se. Os egípcios, senhores dos israelitas, foram usados por Deus para alimentar, cuidar e educar o pequenino escravo. Joquebede, a mãe de Moises, recebeu pagamento da princesa para criar o seu próprio filho

 – para este libertar Israel do Egito. Há como negar a soberania divina no episódio?
Isso acontece também em nossa vida. Quando vamos a um hospital, profissionais da saúde altamente preparados começam a nos servir. Tratam da nossa doença, alimentam-nos, fazem nossa higiene e zelam pelo nosso sono. E geralmente são pessoas que nunca tínhamos visto antes!
Conheço um cristão que foi assaltado e, enquanto alguns bandidos iam para o banco sacar dinheiro de sua conta, ele ficou em um lugar deserto, sendo vigiado por um adolescente. O revolver permanecia o tempo todo apontado para ele e ameaças foram saindo dos lábios do jovem. O prisioneiro resolveu falar-lhe de Jesus. Quando os demais criminosos chegaram, irados por não terem conseguido sacar algum dinheiro, resolveram matar meu amigo. Imediatamente o menor apontou o revolver para os outros, até então comparsas, e deu uma ordem: ”tio, dá o fora, que vou proteger você. Nem olhe para trás”. Os ouros, tomados de surpresa, ficaram ainda mais furiosos, enquanto meu amigo saía da zona de perigo. Deus usou o próprio assaltante para salvar seu filho. Quem pode com esse Deus? Ele é soberano e demonstra seu amor por nós mesmo quando as circunstancias são adversas. Ele sempre está no controle!
 
Deus é soberano; ele usará quem quiser para cumprir seus propósitos.

MJT Pão Diário

quarta-feira, 14 de março de 2012

Uma pequena ficção

Não vos enganeis, meus amados irmãos.

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
Tiago 1:16-18

Éramos uma família feliz, vivendo numa pequena vila da antiga Palestina. Nosso pai era carpinteiro e lá em casa todos trabalhavam com madeira. Meu irmão mais velho era muito esquisito. Justo e compassivo, sério e alegre ao mesmo tempo. Incrível como sabia harmonizar os contrários. Seu lazer era estudar as escrituras. Depois que aprendeu a profissão, nossa carpintaria ficou famosa.

A freguesia esperava meses por uma peça. A morte de nosso pai não alterou muito as coisas. Nosso irmão mais velho deu conta do recado. Tudo ia bem até que um dia ele nos surpreendeu. Entendemos então a razão de nunca interessar-se em casar, como serio o costume. Nossos jovens casavam-se cedo. Sabem o que ele fez? Saiu de casa! Deixou-nos! Ai eu não gostei. Juntamos toda a família tentamos tirar da cabeça dele essa mania de querer consertar o mundo. Mas como condenar as atitudes de alguém tão perfeito? Restou-nos agradecer a Deus ter-nos dado um irmão cuja perfeição se mostrava no lugar mais difícil: dentro do lar. Ficávamos estupefatos ao ouvir dos seus milagres, seus ensinos, sua sabedoria. Nossa preocupação logo se confirmou. A inveja dos religiosos levou-o a morte.

Concluo. Sabem o que aconteceu? Após três dias no túmulo, Ele ressuscitou. Descobrimos que, debaixo do nosso teto, tínhamos sido honrados com a presença do filho de Deus  prometido das escrituras. Tudo mudou. Nasci de novo. Pelo seu Espírito nasceu dentro de mim um novo e verdadeiro israelita. Sabe quem sou? Sou Tiago, seu irmão por parte de mãe. Sou hoje um de seus discípulos. Não quer acompanhar-me?
Prezado leitor, desculpe essa ficção, mas tente imaginar-se no papel de Tiago e entenderá melhor o recado que leu hoje na bíblia, bem como a tremenda transformação que ele experimentou. Por meio de Jesus, Deus a oferece a cada um de nós.

Jesus venceu a morte e oferece vida eterna a todos os que se entregarem a ele.

Manoel de Jesus Thé – SP – Pão Diário

Comentário:
Toda boa dádiva vem de Deus, todas as coisas boas vem de Dele. Ele é bom. O v17  também nos lembra que Deus é imutavel (que não muda). No v.1 8, Tiago mostra o aprofundamento da bondade de Deus, dando-nos a oportunidade de renascer pela “palavra da verdade". Neste “novo nascimento”, tornamo-nos “primícias de suas criaturas”(v. 18). No mundo antigo, existia a lei de que as primícias eram sagradas para Deus e oferecidas a Ele (Rm 11.16). Quando renascemos pela palavra do Evangelho, tornamo-nos propriedade exclusiva de Deus.

terça-feira, 13 de março de 2012

Pequenas Igrejas & Grandes Negócios

O homem não é justificado por obras da lei, e, sim, mediante a fé em Cristo Jesus (Gl2.16).

    Um homem soube que em certo local vendiam lugares no céu. Imediatamente se dirigiu para lá e comprou por uma grande soma uma cadeira numerada que lhe daria – assim assegurou o vendedor – um lugar privilegiado no céu.

    Poucos dias depois, soube que o seu inimigo, a quem odiava muito, também comprou um lugar no céu, e justamente o número da cadeira ao lado dele! O homem dirigiu-se ao vendedor e trocou o número. Não queria sentar, no céu, ao lado do seu  inimigo.
   
 Pensamentos e ações desse tipo são puro paganismo!
E sempre houve espertalhões que fizeram da religião um negocio para enriquecer.

No tempo de Jesus na terra, era assim. Ele disse:
- Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar.
 [Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação.] (Mt 23.13-14)
    Jesus contou que dois homens entraram no templo. Um chegou à frente, levantou seus olhos e orou:
- Vê, ó Deus, como sou um homem bom! E quantas obras eu faço! Caso tu não estejas lembrado disso, vou te dizer: não sou ladrão, nem injusto e nunca adulterei. Jejuo 3 vezes por semana e sempre dou o meu dizimo certinho! É claro que com isso mereço um lugar privilegiado no reino de Deus. (Lc 18.11-12).

O outro não tinha coragem de chegar a frente.
Atrás do ultimo banco, e sem olhar para cima, bateu no peito para expressar: - meu coração é ruim. Pequei muito. Não mereço entrar na tua santa presença. Nada de valores posso trazer  a ti. Sou um pecador. Perdoa-me! (Lc 18.13).
Jesus avaliou estas duas orações e disse:
- O primeiro nada recebeu de Deus, por ser um pedinte orgulhoso e seguro de si. O segundo recebeu um perdão completo. Ele foi humilde, e aos humildes, Deus concede a sua graça. Que sigamos o exemplo do humilde!
Leitura bíblica: 1Pedro 5.6-11. > http://www.bibliaon.com/1_pedro_5/
Amor sem fronteiras – Alcides Jucksch

Comentário:
Sejamos sinceros, sempre estamos em busca do caminho mais curto, e quando se trata de vida Eterna pensamos em como conseguir isso sem muito esforço, é verdade que a salvação é de graça, basta entregar-se a Cristo, mas não devemos cruzar os braços, Jesus disse que ESTREITA É A PORTA E APERTADO O CAMINHO QUE LEVA A SALVAÇÃO. Muitas igrejas tentam provar que o caminho mais fácil é comprando um lugar no céu, ou dando muito dinheiro. Não sejamos tolos, dízimos e ofertas são importantes, mas principalmente devemos reconhecer que somos pecadores e necessitamos da graça de Deus.