segunda-feira, 8 de outubro de 2012

DÚVIDAS? ESCOLHAS? INDECISÃO?

 
Hoje invoco os céus e a terra como estemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam. (Dt 30.19)

O caminho mais comum é o da duplicidade: uma vida de indecisão que escolhe um caminho hoje e outro diferente amanhã. Decide seguir a Deus, depois age como se nem o conhecesse. Josué desafiou Israel:"Escolham hoje a quem irão servir" (Js 24.15b), mostrando que não é possível agradar a dois senhores. Ou servimos a Deus ou à nossa própria vontade. Os verdadeiros discípulos de Jesus são aqueles que permanecem no seu caminho. Não basta apenas tomar algumas decisões certas, é preciso ter uma vida transformada. Não basta ter aparência de bondade, é preciso ser vedadeiramente bom.
A igreja de Laodiceia estava convencida de que tudo ia bem e não precisava de nada, mas é chamada de míseravel, pobre, cega e nua. A grande crítica é que ela não era quente nem fria - era morna. Muitas pessoas são assim. Não são frias a ponto de ser repreendidas e recuperadas, nem quentes o suficiente para mostrar em suas ações coisas que mereçam verdadeiro destaque. Jesus chega a dizer que é melhor ser frio do que morno. Quem é frio e percebe isso tem mais esperança do que aquele que se esconde atrás de uma vida morna, sem sabor, sem energia. O desafio que está diante de nós é o mesmo. Vamos ser quentes ou frios? escolher o que é bom ou o que é mau? Seguir Jesus ou abandonar seus caminhos?
Quando muitos deixaram de seguir Jesus, ele perguntou aos doze se eles também não queriam partir. Pedro respondeu:"Senhor, para quem iremos?" Tu tens palavras de vida eterna" (Jo 6.68). Precisamos também tomar uma decisão, sabendo que somente com Deus temos um caminho seguro e um destino certo. Escolha a vida e não a morte, bênção no lugar da maldição - Escolha a verdade, Jesus.

Duas meias vidas não são uma inteira. São nenhuma!

Fonte: Pão Diário - Herbert dos Santos Gonçalves.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Grupo Anima em Sinop dia 18/07/12

Venham prestigiar e louvar a Deus junto com o Grupo Anima de São Leopoldo - RS.
Dia 18/07 estarão se apresentando na IECLB Sinop, Av. Tarumãs/ R. Azaléias, as 19:30h.

Tragam suas famílias e seus amigos.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

UM PODE CAUSAR TRISTEZA EM TODOS


Se um de vocês tem causado tristeza, não a tem causado apenas a mim, mas também, em parte, para eu não ser demasiadamente severo, a todos vocês. (v. 5)

Um irmão da igreja em Corinto tinha se comportado indignamente. Paulo não entra em detalhes, mas fica claro que a injustiça afetou o próprio apóstolo. Ele foi profundamente ferido, mas a maior tristeza foi a falta de apoio por parte da igreja. Ninguém reagiu à injustiça. O apóstolo se achou sozinho no meio da situação.
Reconhecemos isso dos nossos próprios contextos?

Como pode ser tentador ignorar o que está acontecendo, ou pensar “não é negócio meu”. Nós podemos viver numa falsa noção de que conflitos não surgem entre os cristãos.
Todos na nossa igreja se tratam bem? Infelizmente, não é assim. Nós também somos pessoas que prejudicam e cometem injustiça uns contra os outros.

Em Corinto, Paulo fora criticado e difamado. Foi chamado de ambíguo e homem pouco confiável por pessoas que queriam se afirmar. Não é fácil defender-se contra tais ataques. Normalmente, Paulo não foge de um confronto, mas, dessa vez, temia que um novo encontro com a igreja em Corinto pudesse piorar as coisas. Não queria se sentir abandonado mais uma vez, e não tinha certeza se a igreja se levantaria para apoiá-lo, ou se mais uma vez ficaria em silêncio.
A Bíblia nos incentiva a não pensarmos apenas em nosso próprio bem, mas também no dos outros. Ajuda-nos a lembrar que, quando um membro sofre, todo o corpo sofre. Imagine importarmo-nos a ponto de reagirmos ao erro contra os outros do mesmo modo como reagimos aos que nos atingem!
Pedimos por todos aqueles que sofrem injustiça e se sentem abandonados em nosso meio. 
Ajuda-nos a lutar pelo bem dos outros.

Orando em Família 2012

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ele promete a você o Reino Dele.

Escutem, meus queridos irmãos! Deus escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé e para possuírem o Reino que Ele prometeu aos que o amam.” Tg 2.5

Talvez você um dia ganhe na loteria. Talvez você ache um monte de dinheiro, ou tope com uma fortuna, ou se case com um membro da família real.
Provavelmente, isso não vai acontecer. A maioria das pessoas passa a vida tentando construir um reino ou ganhar um reino.
Eles não ouviram a notícia de que já temos uma herança num reino: O Reino que não apodrece, não desaparece e nem se quebra.
Onde você está gastando o seu tempo?
Construindo um reino na terra ou construindo o Reino dos céus?


 Pense um pouco. Você sabe o nome de sua avó? Fácil. E o nome de sua bisavó? Um pouco mais difícil, mas você consegue lembrar.
Agora, qual é o nome de sua tataravó? Você ficou sem jeito?
É a triste verdade. Daqui a três ou quatro gerações, ninguém mais vai lembrar o seu nome também.


Ah! Sim! O seu nome estará escrito em algum lugar, mas você já terá sido esquecido há muito tempo. O seu reino terreno não vai mais ter importância.
Se você é um cristão, você estará com Jesus, compartilhando do Reino que tem para você.
Lá, você vai ter importância para sempre.

Olhe e comprove:
Lc. 6. 20; 2Ts 1.5; Hb 12.28
Referência: Bíblia Jovem. São Paulo – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002. p. 391.
Contribuição de Anne Heloíse Vargas.

domingo, 3 de junho de 2012

TESTEMUNHO PÚBLICO

Leitura: Romanos 10.9-13
9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;
10 pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
11 Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido.
12 Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam.
13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. (v. 9)

Compartilho hoje o testemunho de minha filha adolescente, Mariane:
“Eu nasci num lar cristão. Desde criança, frequentei a igreja com meus pais. Os anos foram se passando e, desde adolescente, comecei a participar, aos sábados à tarde, do grupo de adolescentes da minha igreja. Quando entrei nesse grupo, eu não conhecia praticamente ninguém. A cada sábado, fui conhecendo mais gente. O pessoal me recebeu muito bem, isso foi muito importante para mim. Fiz muitas amizades, que eu vou levar para o resto da minha vida.
Esses encontros me fizeram conhecer cada vez mais a Deus. Eu sentia mais e mais o que Deus, como meu Criador e Salvador, fez por mim. O encontro com sua Palavra começou a mexer comigo. E me fez ver que eu precisava tomar uma decisão: a decisão mais importante da minha vida. E então eu me decidi por Jesus e reconheci que precisava confessar e testemunhar isso publicamente para as pessoas. Assim, no dia 10 de outubro de 2010, com 13 anos, fui batizada. O meu batismo foi muito importante para mim, pois desse modo, tive a certeza de que o meu verdadeiro amigo e Salvador é Jesus Cristo. Também porque testemunhei minha fé em Jesus publicamente, diante dos meus pais, padrinhos, amigos e da comunidade em que participo. Gostaria de compartilhar com vocês o versículo que escolhi para o meu batismo. Nele Deus me prometeu: ‘Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa’ (Is 41.10)”.

Interceda pelos adolescentes e jovens que conhece!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ensine

16 E levantaram-se aqueles homens dali e olharam para a banda de Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar.
17 E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço,
18 visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas todas as nações da terra?
19 Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado.
20 Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
21 descerei agora, e verei se em tudo têm praticado segundo o seu clamor, que a mim tem chegado; e se não, sabê-lo-ei. 

"e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te". (Dt 6.7)

Provavelmente você conhece a historia de Sodoma e Gomorra, cidades que foram destruídas por causa da sua perversidade. Se pensarmos um pouco na nossa época, dominada pela maldade, concluiremos que não estamos numa situação muito diferente (só não somos consumidos pela ira divina devido à misericórdia de Deus e ao seu grande amor por nós).

Vivemos nesta realidade por existir cada vez mais um distanciamento entre o homem e Deus e porque aquilo que o Senhor ensina em sua palavra não é levado em conta. Como resultado, encontramos pais desesperados com a rebeldia dos filhos, professores com alto grau de estresse, clínicas e centros de recuperação para dependentes químicos lotados e psiquiatras e psicólogos com uma demanda cada vez maior de pacientes.
Muito disso poderia ser evitado, ou pelo menos amenizado, se as pessoas decidissem ter um relacionamento com Deus e praticassem os princípios bíblicos. Se você é pai, saiba que Deus o escolheu para que mostre ao seu filho o caminho no qual deve andar, assim com fez com Abraão, conforme lemos no texto de hoje. O mesmo vale para você que é mãe, avó ou avô, você que pretende ter filhos no futuro, ou ainda, você que é padrinho ou madrinha. Ensine seu filho, neto ou afilhado o caminho que leva à vida eterna (Mt 7.14).
 Não conheci meu bisavô, mas ouço falar dele com alguém que aos domingos reunia sua família para um culto em sua casa. Naquela época, no inicio do século passado, a adoração a Deus em comunidade não era tão frequente. Seu filho, meu avô, andou neste mesmo caminho; meu pai vive com Deus e este bom ensinamento também recebi dos meus pais. Uma herança preciosa que hoje procuro passar para meus filhos. E quero desafia-lo a fazer o mesmo. Não perca tempo: comece a ensinar à sua família o caminho do Senhor, que leva à vida eterna em sua presença.
Viver com Deus é praticar sua palavra e transmiti-la – especialmente à família.

Pão Diário 2012

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fotos do Acampamento Paroquial

Momento de Estudo e reflexão na palavra de DEUS

TomboBike 

Só zuando

Equipe verde no Havaianas de pau
Havaianas de pau
Havaianas de pau
Rastejando na lama



Tirolesa








Foto oficial

Noite em claro - 02/06

Atenção galera, no próximo sábado dia 02 de Junho haverá Noite em Claro.

Programação:
- Inicio: 20h
- Louvor
- Mensagem

- Jornal Especial com os apresentadores Rots e Shots (Fantoches), trazendo todas as informações dos últimos acontecimentos da Juventude Evangélica, noticias do acampamento entre tantas outras, não percam.

- Formação das equipes.
- Início das provas. Obs: as provas irão testar a resistência, raciocinio, conhecimentos (gerais e bíblicos),  habilidades artisticas e esportivas).

Venham preparados, tragam suas bíblias e usem roupas leves para melhor performance nas atividades.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Lembrete

Leitura: Números 15.37-41
37 Disse mais o Senhor a Moisés:
38 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes que façam para si franjas nas bordas das suas vestes, pelas suas gerações; e que ponham nas franjas das bordas um cordão azul.
39 Tê-lo-eis nas franjas, para que o vejais, e vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os observeis; e para que não vos deixeis arrastar à infidelidade pelo vosso coração ou pela vossa vista, como antes o fazíeis;
40 para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os observeis, e sejais santos para com o vosso Deus.
41 Eu sou o senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito para ser o vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus. 

"Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de Ti Senhor" (Jonas 2.7a)

Lembretes ajudam a memórioa: papeletas, cartas, e-mails e até uma placa à beira da estrada avisando qual é a velocidade máxima permitida. No texto de hoje lemos que Deus ordenou aos israelitas que acrescentassem ornamentos pendentes às extremidades de suas roupas, mostrando assim que eram o povo de Deus. Deus sabe que o ser humano tem a tendência de se esquecer do seu Criador. As borlas (franjas) eram lembretes: estavam ali para que não esquecessem dos mandamentos. Se obedecessem ao Senhor, seriam vistos como um povo consagrado. Como nação santa, poderiam ser um testemunho às nações ao redor, que adoravam toda sorte de deuses falsos. Assim, vendo as borlas e questionando seu significado, um estrangeiro poderia vir a crer no Deus único e verdadeiro.

Deus tem muitos meios para alertar a nossa memória diante de algum acontecimento. Ele usa até mesmo o sofrimento, como confessa o autor do Salmo 119, quando desobedeceu: "Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra"(Sl 119.67). O profeta Jonas sentiu que iria morrer e, segundo o versículo em destaque, lembrou-se do Senhor a quem havia desobedecido. Decidiu então aceitar sua missão e anunciou a mensagem divina ao povo de Nínive. Para Pedro, que negou conhecer Jesus, o canto do galo foi um lembrete que o fez confessar sua infidelidade ao Senhor. Chorou amargamente por seu erro e depois se tornou um pregador poderoso do evangelho. Na minha família, meu irmão mais velho, hoje já falecido, disse que Deus usou seu segundo ataque cardíaco para alertá-lo. Arrependeu-se dos anos vividos longe de Deus e voltou a confiar em Cristo até o fim.
Que este texto também sirva como lembrete para que você avalie como está seu relacionamento com Deus. Depois, agradeça por qualquer meio usado por ele para alcançar seus propósitos em sua vida.

Deus usará o que for preciso para que nos lembremos dele.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

ESTÁ ESCRITO, VOCÊS NÃO LERAM? ENTÃO, POR QUE NÃO CREEM?

Leitura: Lucas 24.44-45
Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. (v. 45)

Mais de uma vez, nosso Senhor repreendeu a falta de conhecimento e fé no que afirmam e ensinam as Escrituras. Fez isso com adversários, quando disse aos saduceus: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” (Mt 22.29). No entanto, também com seus seguidores: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!” (Lc 24.25).
Agora, diante do medo e das dúvidas dos surpresos discípulos, Jesus mais uma vez recorre às Escrituras. E explica que tudo o que aconteceu com ele estava previsto no Antigo Testamento, tanto em Moisés, como nos profetas, e também nos Salmos. Aqui é a única vez, em todo o Novo Testamento, que os Salmos são citados como uma terceira divisão das Escrituras. É como se Jesus perguntasse: “Por que a surpresa? Por que as dúvidas? Não lembram do que está escrito?”.
Esse é um desafio permanente para os cristãos. Ler, estudar, conhecer e crer no que dizem as Sagradas Escrituras, pois elas testemunham acerca de nosso Salvador. Elas também são indispensáveis para a formação de nossa personalidade cristã. Elas capacitam para o testemunho cristão (2Tm 3.16).
Todavia, não basta apenas saber o que está escrito. Precisamos pedir que o Senhor nos dê entendimento para que possamos compreender o que nos dizem. Precisamos de fé para que possamos confiar naqueles que ensinam e obedecer-lhes. Assim, do bom aprendizado também fazem parte a repetição e a memorização. Jesus faz isso com seus discípulos e quer fazê-lo conosco: “Está escrito! Vocês não leram? Então, por que não creem?”.
 
Na leitura da Bíblia, dá-nos alegria no Senhor. Tendo, pelo teu ensino, comunhão em santo amor. Ouça a nossa prece, querido Salvador. Amém.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

RETIRO PAROQUIAL DE JOVENS

RETIRO PAROQUIAL DE JOVENS

Novas informações sobre o Retiro Paroquial.

Não percam: dias 26 e 27 de MAIO, mais um retiro de jovens em Cláudia-MT
O que levar?
- Barraca, Roupa de cama, colchonete, roupa para esportes e brincadeiras (para molhar), pratos e talheres, produtos de higiene pessoal, material de anotação, Bíblia, repelente, lanterna...
Valor da inscrição: R$ 10,00.
Galera de Sinop, Onibus: R$ 10,00.
O Onibus sairá da igreja (Av. Tarumãs/ Azaléias) dia 26 as 13 Hrs.
Contato: (66) 3546 – 2129  ou 9608 6735  – P. Valdir

A DÚVIDA É COMPANHEIRA DA FÉ

Leitura: Lucas 24.36-39

Ele lhes disse: “Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas no coração de vocês?”. (v. 38)

Essa palavra de Jesus me lembra uma colega de faculdade que lutava com suas dúvidas acerca do evangelho. Também me faz recordar dos muitos jovens que enfrentam crises na vida de fé. Já vi pessoas sentirem-se culpadas por terem dúvidas sobre Cristo ou Deus e, principalmente, sobre a Bíblia.
O texto que lemos deixa claro que a dúvida faz parte da fé. Mais ou menos como aquela confissão de fé, que também declara as incertezas da dúvida: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” (Mc 9.24).
Ao mesmo tempo, precisamos ouvir com atenção o que Jesus nos diz em semelhantes situações. Ele nos desafia a vencermos nosso ceticismo, convida-nos a colocarmos também as dúvidas nas mãos de Deus. Ao mostrar suas mãos e pés feridos e pedir que os discípulos os apalpem, Jesus os desafia a irem além do visível e tangível. Ai de nós se crermos apenas naquilo que podemos tocar com as mãos.
A atitude de Jesus e sua palavra questionadora são desafios gigantescos para o tempo em que vivemos. Nós acreditamos facilmente no que a ciência nos diz, mas somos vagarosos para crer no que não pode ser demonstrado cientificamente. São as dúvidas se instalando em nossa vida e trazendo perturbação.
Os discípulos queriam crer nas palavras de Jesus, mas a sua aparição era extraordinária demais. Então são convidados a vencer suas dúvidas e confiar nas promessas do Filho de Deus. Nós precisamos ouvir as palavras de censura de nosso Senhor: “Por que se levantam dúvidas no coração de vocês?”. Ao mesmo tempo, porém, nós podemos orar: “Ajuda-nos em nossa falta de fé”.

Querido Salvador, nós te louvamos por seres bem maior do que as nossas incertezas. Vence nossas dúvidas e fortalece a nossa fé.

Orando em família 2012

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Fábula do porco-espinho

Leitura: Romanos 12.9-21

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. 1 Jo 4.20.

 Você conhece a fábula do porco-espinho? Ela diz o seguinte: “Durante a Era Glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação resolveram se juntar em grupos. Assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso, decidiram se afastar uns dos outros e alguns morreram congelados. Precisavam fazer uma escolha: aceitar os espinhos dos companheiros ou desaparecer da terra. Com sabedoria decidiram a ficar juntos. Aprenderam, assim, a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. Dessa forma, sobreviveram”.
Realmente, conviver com outras pessoas pode-nos causar problemas, mas a bíblia diz que devemos fazer tudo o que for possível para viver em paz com todos. Podemos alcançar isso quando:
1)    Tratamos as pessoas com humilde, demonstrando amor sincero;
2)    Praticamos o que é bom;
3)    Somos hospitaleiros e dividimos o que possuímos e
4)    Se alguém nos perseguir, em vez de buscar vingança oramos por aquela pessoa, confiando que Deus, que julgará a todos. Não devemos “fazer justiça com as nossas próprias mãos”.
Por mais difícil que seja a convivência, seja em casa, no trabalho ou na comunidade cristã, não podemos viver isoladamente. Temos de aprender a conviver com os espinhos dos relacionamentos, sabendo que com amor podemos entender melhor as pessoas. Vamos perceber que quando tratamos os outros com amor e humildade somos também tratados da melhor forma até por pessoas com que considerávamos impossível conviver.

O amor de Deus quebra os nossos espinhos e protege contra os do próximo.
Pão diário 2012

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Acampamento Paroquial - 26 e 27/05/12

E ae galera. Já podem se preparar para o Acampamento Paroquial  em Claúdia-MT nos dias 26 e 27 de Maio de 2012.

Em breve postaremos novas informações

segunda-feira, 7 de maio de 2012

É preciso tirar a máscara

Leitura: 1 João 1.5-10

Aquele que afirma que permanece [em Jesus] deve andar como Ele andou
(1Jo 2.6)

O que as pessoas diriam se soubessem quem você realmente é? Se pudessem ler seus pensamentos ou percebessem seus maus sentimentos e seus erros, elas se decepcionariam?

Muitas tentações nos afligem diariamente, mas creio que a maior de todas é usar uma máscara de perfeição. No texto de hoje, João explica como fazemos isso na prática: afirmamos que remos um relacionamento com Deus e interpretamos bem nosso papel. Mas há algo errado, e apenas nós e Deus sabemos: andamos nas trevas, ou seja, fazemos coisas que não agradam a Deus. Nossa vida é uma mentira. A máscara representa nossa hipocrisia. Agindo assim, mostramos que nos interessa mais a opinião das pessoas que a de Deus. Você pode enganar muitos por muito tempo, mas nunca enganará a Deus!
É hora de admitirmos que não somos perfeitos. É preciso tirar a máscara e jogá-la fora - Sempre há risco de queremos colocá-la novamente. Se decidirmos ser sinceros conosco mesmos, devemos ser autênticos sempre, reconhecendo nossas falhas e valorizando mais a opinião de Deus que a dos outros. Deixe a vida de mentira e pare de andar na escuridão; permita que a luz revele quem você é de verdade. Andar na luz é ser um cristão autentico 24 Horas pode dia - sem direito a férias, folgas ou mesmo um intervalo para lanche.
Quando decidimos viver de verdade e não apenas interpretar o papel de super-herói, passamos a ser vulneráveis e aparentemente fracos. Porém, somente assim teremos relacionamentos verdadeiros e purificação de nosso pecado pelo sangue de Jesus. Quando admitimos nossas falhas, permitimos a transformação que Deus pode e quer fazer na nossa vida.
Podemos continuar enganando e nós mesmos e aos outros e fazendo de Deus um mentiroso - mas mentirosos somos nós quando agimos assim! Ou podemos tomar uma atitude libertadora: confessar nosso pecado ao Senhor e recomeçar uma vida sem máscaras. A escolha é sua!

Diante de Deus não adianta usar máscaras.

MEMBROS DO SEU CORPO

Leitura: Romanos 12.3-8
Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.
Romanos 12:3Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.
4. Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,
5. assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.
6. De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7. se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8. ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.

Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,

assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.

De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
Romanos 12:3-8

Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.
Romanos 12:3
Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.

Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,

assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.

De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
Romanos 12:3-8
Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.

Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,

assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.

De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
Romanos 12:3-8
Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.

Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,

assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.

De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
Romanos 12:3-8
3.Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.
4. Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,
5. assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.
6. De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7. se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8. ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.

... ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter... (v. 3)

Nesta semana, falaremos sobre sermos membros do corpo de Cristo. Paulo fala, no texto, que não devemos pensar mais de nós mesmos do que realmente somos; que, mesmo sendo parte de um só corpo, temos funções diferentes e que devemos desenvolver nossas funções no corpo com afinco e dedicação.
Sou enfermeira e trabalhei em UTI. Quando um paciente internado em UTI entra em morte encefálica, inicia-se uma corrida contra o tempo. Identifica-se a idade, o peso e tipo sanguíneo do doador dos órgãos e, da mesma forma, é necessário verificar compatibilidade com os receptores. O doador é único, os receptores são vários.
Após os transplantes serem efetuados, é necessário iniciar os cuidados com os receptores, para que não haja rejeição. Os receptores precisam ter consciência de que sempre serão receptores e, para tanto, precisam ter muita disciplina e seguir atentamente as recomendações.
Da mesma forma, nós, como parte do corpo de Cristo, precisamos reconhecer nossa condição, nossos limites e nossa posição dentro desse corpo. Precisamos reconhecer se somos braço, perna ou mão. No entanto, uma coisa é certa, todos fazemos parte desse corpo e temos uma função. Se ainda não identificamos o que somos e qual nossa função, precisamos ficar atentos, alguém a está exercendo em nosso lugar.
Não podemos esquecer jamais que o doador é único. É dele que provém nossa possibilidade de vida. Deus é o doador supremo, ele deu seu único Filho para que pudéssemos ter vida. Não há vida fora dele. Todo membro que estiver desconectado do corpo acaba necrosando, morrendo.

Senhor Jesus, ajuda-nos a compreender que somos totalmente dependentes de ti.


Orando em Família 2012

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ser cristão não é como um pão pronto...


Ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar. (v12 -13)

Como jovem Cristão, às vezes, tive complexos de inferioridade. Eu achava que os outros eram cristãos tão exemplares que me sentia terrível. Ele sabiam tudo, oravam como os campeões mundiais e tinham sempre uma postura cristã. Sinto ânimo que Paulo escreve hoje que ser cristão não é como um pão pronto, que acabou de ser assado, mas que se trata de um processo. Ser cristão significa assemelhar-se cada vez mais àquilo que Deus imaginou. No versículo 12, não se trata de se tornar justo perande Deus por meio de obras, mas que minha vida se oriente cada vez mais pelo que Deus quer. E então é legal ver como Deus molda você sempre mais conforme sua imagem. Peça-lhe que ele o(a) ajude nisso.


Start para o dia - 2011

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Admirado com Deus


Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. (v. 1)
Só um olhar basta,
em direção ao céu
de dia o azul, e as nuvens,
de noite, a lua e as estrelas;
e eu fico parado,
admirado
com o meu Deus.

Só uma palavra
basta, da boca de Deus,
de dia me anima,
de noite perdura seu consolo;


e eu fico parado,
com meu Deus.

Só um passo
na direção errada,
de dia, palavras soberbas,
de noite, comportamentos falsos;
e eu fico parado,
admirado
com o perdão do meu Deus.

(Meditação sobre o Salmo 19 - Hermann Traub - Start para o dia 2011)

terça-feira, 1 de maio de 2012

Funcionário

Leitura: Colossenses 3.22-25

22. Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor.
23. Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
24. sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
25. Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém.

 "O que o trabalhador ganha com todo o seu esforço?" (Ec 3.9)

Você acabou de ler algumas orientações aos escravos cristãos: deveriam obedecer aos seus senhores assim como obedeciam ao Senhor. Hoje praticamente não há mais escravidão, mas podemos aplicar estes conselhos em nosso trabalho, sendo bons funcionários.
Creio que um bom funcionário é aquele que se destaca por sua assiduidade e pela pontualidade na entrega de suas tarefas – quando não é possível ir ao trabalho ou cumprir um prazo, apresenta a sua justificativa. Ele traz ideias e sugestões para a melhoria da qualidade dos produtos, do relacionamento entre os colegas e do aumento da produtividade. Também se esforça para conquistar a amizade e viver em harmonia com outros funcionários, desejando-lhes todos os dias um bom trabalho e incentivando-os. O Cristão não deveria ser um estranho ou isolar-se em seu local de trabalho, mas de mostrar amizade e companheirismo a todos, respeitando-os e oferecendo ajuda àqueles que estão iniciando na empresa.

Um bom funcionário conhece e segue a política interna da empresa; se for preciso, zela pela segurança no trabalho – sua, dos colegas e das instalações. Não trabalha bem apenas quando está sendo observado (veja o v. 22) nem desperdiça seu tempo ou seus recursos – afinal, foi contratado e recebe seu salário para trabalhar, e deve fazer isso de forma mais eficiente possível. Também deve buscar aperfeiçoamento em sua área de atuação, dedicando todo o seu conhecimento profissional para beneficio dos projetos em que atua.
Se alguém deseja agradar a Deus, deve fazê-lo em todas as áreas da vida – inclusive no trabalho. Quem obedece a Deus será um bom funcionário, e um bom funcionário fará seu trabalho para glorificar a Deus. O autor de Eclesiastes questiona: o que ganhamos com isso? A resposta está no versículo 24: a recompensa virá do Senhor!
Dedique seu trabalho a Deus e ele certamente será bem feito.
 
Pão diário 2012