quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ensine

16 E levantaram-se aqueles homens dali e olharam para a banda de Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar.
17 E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço,
18 visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas todas as nações da terra?
19 Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado.
20 Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
21 descerei agora, e verei se em tudo têm praticado segundo o seu clamor, que a mim tem chegado; e se não, sabê-lo-ei. 

"e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te". (Dt 6.7)

Provavelmente você conhece a historia de Sodoma e Gomorra, cidades que foram destruídas por causa da sua perversidade. Se pensarmos um pouco na nossa época, dominada pela maldade, concluiremos que não estamos numa situação muito diferente (só não somos consumidos pela ira divina devido à misericórdia de Deus e ao seu grande amor por nós).

Vivemos nesta realidade por existir cada vez mais um distanciamento entre o homem e Deus e porque aquilo que o Senhor ensina em sua palavra não é levado em conta. Como resultado, encontramos pais desesperados com a rebeldia dos filhos, professores com alto grau de estresse, clínicas e centros de recuperação para dependentes químicos lotados e psiquiatras e psicólogos com uma demanda cada vez maior de pacientes.
Muito disso poderia ser evitado, ou pelo menos amenizado, se as pessoas decidissem ter um relacionamento com Deus e praticassem os princípios bíblicos. Se você é pai, saiba que Deus o escolheu para que mostre ao seu filho o caminho no qual deve andar, assim com fez com Abraão, conforme lemos no texto de hoje. O mesmo vale para você que é mãe, avó ou avô, você que pretende ter filhos no futuro, ou ainda, você que é padrinho ou madrinha. Ensine seu filho, neto ou afilhado o caminho que leva à vida eterna (Mt 7.14).
 Não conheci meu bisavô, mas ouço falar dele com alguém que aos domingos reunia sua família para um culto em sua casa. Naquela época, no inicio do século passado, a adoração a Deus em comunidade não era tão frequente. Seu filho, meu avô, andou neste mesmo caminho; meu pai vive com Deus e este bom ensinamento também recebi dos meus pais. Uma herança preciosa que hoje procuro passar para meus filhos. E quero desafia-lo a fazer o mesmo. Não perca tempo: comece a ensinar à sua família o caminho do Senhor, que leva à vida eterna em sua presença.
Viver com Deus é praticar sua palavra e transmiti-la – especialmente à família.

Pão Diário 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário