segunda-feira, 25 de junho de 2012

UM PODE CAUSAR TRISTEZA EM TODOS


Se um de vocês tem causado tristeza, não a tem causado apenas a mim, mas também, em parte, para eu não ser demasiadamente severo, a todos vocês. (v. 5)

Um irmão da igreja em Corinto tinha se comportado indignamente. Paulo não entra em detalhes, mas fica claro que a injustiça afetou o próprio apóstolo. Ele foi profundamente ferido, mas a maior tristeza foi a falta de apoio por parte da igreja. Ninguém reagiu à injustiça. O apóstolo se achou sozinho no meio da situação.
Reconhecemos isso dos nossos próprios contextos?

Como pode ser tentador ignorar o que está acontecendo, ou pensar “não é negócio meu”. Nós podemos viver numa falsa noção de que conflitos não surgem entre os cristãos.
Todos na nossa igreja se tratam bem? Infelizmente, não é assim. Nós também somos pessoas que prejudicam e cometem injustiça uns contra os outros.

Em Corinto, Paulo fora criticado e difamado. Foi chamado de ambíguo e homem pouco confiável por pessoas que queriam se afirmar. Não é fácil defender-se contra tais ataques. Normalmente, Paulo não foge de um confronto, mas, dessa vez, temia que um novo encontro com a igreja em Corinto pudesse piorar as coisas. Não queria se sentir abandonado mais uma vez, e não tinha certeza se a igreja se levantaria para apoiá-lo, ou se mais uma vez ficaria em silêncio.
A Bíblia nos incentiva a não pensarmos apenas em nosso próprio bem, mas também no dos outros. Ajuda-nos a lembrar que, quando um membro sofre, todo o corpo sofre. Imagine importarmo-nos a ponto de reagirmos ao erro contra os outros do mesmo modo como reagimos aos que nos atingem!
Pedimos por todos aqueles que sofrem injustiça e se sentem abandonados em nosso meio. 
Ajuda-nos a lutar pelo bem dos outros.

Orando em Família 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário