quarta-feira, 16 de maio de 2012

A DÚVIDA É COMPANHEIRA DA FÉ

Leitura: Lucas 24.36-39

Ele lhes disse: “Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas no coração de vocês?”. (v. 38)

Essa palavra de Jesus me lembra uma colega de faculdade que lutava com suas dúvidas acerca do evangelho. Também me faz recordar dos muitos jovens que enfrentam crises na vida de fé. Já vi pessoas sentirem-se culpadas por terem dúvidas sobre Cristo ou Deus e, principalmente, sobre a Bíblia.
O texto que lemos deixa claro que a dúvida faz parte da fé. Mais ou menos como aquela confissão de fé, que também declara as incertezas da dúvida: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” (Mc 9.24).
Ao mesmo tempo, precisamos ouvir com atenção o que Jesus nos diz em semelhantes situações. Ele nos desafia a vencermos nosso ceticismo, convida-nos a colocarmos também as dúvidas nas mãos de Deus. Ao mostrar suas mãos e pés feridos e pedir que os discípulos os apalpem, Jesus os desafia a irem além do visível e tangível. Ai de nós se crermos apenas naquilo que podemos tocar com as mãos.
A atitude de Jesus e sua palavra questionadora são desafios gigantescos para o tempo em que vivemos. Nós acreditamos facilmente no que a ciência nos diz, mas somos vagarosos para crer no que não pode ser demonstrado cientificamente. São as dúvidas se instalando em nossa vida e trazendo perturbação.
Os discípulos queriam crer nas palavras de Jesus, mas a sua aparição era extraordinária demais. Então são convidados a vencer suas dúvidas e confiar nas promessas do Filho de Deus. Nós precisamos ouvir as palavras de censura de nosso Senhor: “Por que se levantam dúvidas no coração de vocês?”. Ao mesmo tempo, porém, nós podemos orar: “Ajuda-nos em nossa falta de fé”.

Querido Salvador, nós te louvamos por seres bem maior do que as nossas incertezas. Vence nossas dúvidas e fortalece a nossa fé.

Orando em família 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário