sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Não construa sua casa sobre a areia

Bom dia galera. Hoje teremos mais um resumo das palestras do Fleck.

Mateus 7.24-29

A casa sobre a rocha

24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. 
27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.
28 Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina;
29 porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. 


Analisando o texto, imaginemos Jesus:
- Como as pessoas podem viver sem isso? Sem a base? Homens tolos, insensatos que constroem sua casa, sua vida sobre a areia, e quando o vento bate ela cai, e grande é sua queda.

Quem quer chegar ao fim da vida e dizer que valeu a pena?
Uma vida que vale a pena tem que ter bons frutos (frutos espirituais), (leia os capítulos anteriores).
 Dar bons frutos não é fácil, mas os bons frutos que são resultados da ação do Espírito Santo fazem a vida valer à pena.
Jesus diz que quem ouve as suas palavras, e as pratica, se interessa e tenta viver isso, é uma pessoa prudente. Esta construindo sua vida sobre a rocha, sobre um lugar firme que não se abala em meio às tempestades.
No texto Jesus fala dos materiais que usamos na construção da nossa vida espiritual. E entre elas a mais importante é a base. Numa construção é essencial ter uma base.
Hoje no mundo existem muitos jovens que não tem base. Não tem sua vida firmada na rocha. Eles podem até viver, mas viver sem Cristo, não vale à pena.
E sem essa base a juventude virtualizou tudo, virtualizou a família, os amigos, a igreja. Jovens que ficam 24 hrs seguidas na frente do computador, e você só consegue falar com ele pelo MSN. As pessoas não constroem suas vidas sobre a base, constroem sobre coisas passageiras e insignificantes.
Quando não se tem essa base tudo se torna descartável. Os jovens não agüentam um tapa na cara. As coisas não são mais intensas. Se o chefe chama a atenção sobre algo errado no serviço, o funcionário sem base logo pede demissão, não agüenta nada. As coisas são descartáveis. É difícil de achar pessoas responsáveis, tanto no trabalho como na igreja. Não temos mais vontade de fazer com que as coisas dêem certo, desistimos fácil, não agüentamos as dificuldades. Estamos sem base.
Eu trabalhei com montagem de antenas de transmissão de sinal de internet, e certo dia chegando a um lugar pra montar uma torre, vi um enorme buraco, onde seria preenchido de concreto para fazer a base.
Ali seria colocado muito concreto, então perguntei pro chefe se era mesmo necessária aquela base tão forte. Ele disse que aquela base não permitiria que perdessem o link em meio às tempestades. Os ventos fortes não permitiriam que a antena balançasse.
A vida também é cheia de tempestades, mas se estivermos firmados na rocha que é Jesus Cristo, podem vir os ventos fortes que não perderemos o link, permanecemos conectados com Jesus. Ele é a nossa base, por isso nós podemos nos manter em pé e enfrentando as adversidades do dia a dia, seja no trabalho, na escola, na faculdade, em casa ou na igreja.

Sou Cristão e daí? E daí que eu devo construir minha vida espiritual sobre a rocha que é Jesus Cristo e os ventos da vida não serão capazes de me derrubar.

Uma vida que vale a pena deve estar construida sobre a rocha.



  Fabrício Fleck

Nenhum comentário:

Postar um comentário