segunda-feira, 25 de junho de 2012

UM PODE CAUSAR TRISTEZA EM TODOS


Se um de vocês tem causado tristeza, não a tem causado apenas a mim, mas também, em parte, para eu não ser demasiadamente severo, a todos vocês. (v. 5)

Um irmão da igreja em Corinto tinha se comportado indignamente. Paulo não entra em detalhes, mas fica claro que a injustiça afetou o próprio apóstolo. Ele foi profundamente ferido, mas a maior tristeza foi a falta de apoio por parte da igreja. Ninguém reagiu à injustiça. O apóstolo se achou sozinho no meio da situação.
Reconhecemos isso dos nossos próprios contextos?

Como pode ser tentador ignorar o que está acontecendo, ou pensar “não é negócio meu”. Nós podemos viver numa falsa noção de que conflitos não surgem entre os cristãos.
Todos na nossa igreja se tratam bem? Infelizmente, não é assim. Nós também somos pessoas que prejudicam e cometem injustiça uns contra os outros.

Em Corinto, Paulo fora criticado e difamado. Foi chamado de ambíguo e homem pouco confiável por pessoas que queriam se afirmar. Não é fácil defender-se contra tais ataques. Normalmente, Paulo não foge de um confronto, mas, dessa vez, temia que um novo encontro com a igreja em Corinto pudesse piorar as coisas. Não queria se sentir abandonado mais uma vez, e não tinha certeza se a igreja se levantaria para apoiá-lo, ou se mais uma vez ficaria em silêncio.
A Bíblia nos incentiva a não pensarmos apenas em nosso próprio bem, mas também no dos outros. Ajuda-nos a lembrar que, quando um membro sofre, todo o corpo sofre. Imagine importarmo-nos a ponto de reagirmos ao erro contra os outros do mesmo modo como reagimos aos que nos atingem!
Pedimos por todos aqueles que sofrem injustiça e se sentem abandonados em nosso meio. 
Ajuda-nos a lutar pelo bem dos outros.

Orando em Família 2012

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ele promete a você o Reino Dele.

Escutem, meus queridos irmãos! Deus escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé e para possuírem o Reino que Ele prometeu aos que o amam.” Tg 2.5

Talvez você um dia ganhe na loteria. Talvez você ache um monte de dinheiro, ou tope com uma fortuna, ou se case com um membro da família real.
Provavelmente, isso não vai acontecer. A maioria das pessoas passa a vida tentando construir um reino ou ganhar um reino.
Eles não ouviram a notícia de que já temos uma herança num reino: O Reino que não apodrece, não desaparece e nem se quebra.
Onde você está gastando o seu tempo?
Construindo um reino na terra ou construindo o Reino dos céus?


 Pense um pouco. Você sabe o nome de sua avó? Fácil. E o nome de sua bisavó? Um pouco mais difícil, mas você consegue lembrar.
Agora, qual é o nome de sua tataravó? Você ficou sem jeito?
É a triste verdade. Daqui a três ou quatro gerações, ninguém mais vai lembrar o seu nome também.


Ah! Sim! O seu nome estará escrito em algum lugar, mas você já terá sido esquecido há muito tempo. O seu reino terreno não vai mais ter importância.
Se você é um cristão, você estará com Jesus, compartilhando do Reino que tem para você.
Lá, você vai ter importância para sempre.

Olhe e comprove:
Lc. 6. 20; 2Ts 1.5; Hb 12.28
Referência: Bíblia Jovem. São Paulo – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002. p. 391.
Contribuição de Anne Heloíse Vargas.

domingo, 3 de junho de 2012

TESTEMUNHO PÚBLICO

Leitura: Romanos 10.9-13
9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;
10 pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
11 Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido.
12 Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam.
13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. (v. 9)

Compartilho hoje o testemunho de minha filha adolescente, Mariane:
“Eu nasci num lar cristão. Desde criança, frequentei a igreja com meus pais. Os anos foram se passando e, desde adolescente, comecei a participar, aos sábados à tarde, do grupo de adolescentes da minha igreja. Quando entrei nesse grupo, eu não conhecia praticamente ninguém. A cada sábado, fui conhecendo mais gente. O pessoal me recebeu muito bem, isso foi muito importante para mim. Fiz muitas amizades, que eu vou levar para o resto da minha vida.
Esses encontros me fizeram conhecer cada vez mais a Deus. Eu sentia mais e mais o que Deus, como meu Criador e Salvador, fez por mim. O encontro com sua Palavra começou a mexer comigo. E me fez ver que eu precisava tomar uma decisão: a decisão mais importante da minha vida. E então eu me decidi por Jesus e reconheci que precisava confessar e testemunhar isso publicamente para as pessoas. Assim, no dia 10 de outubro de 2010, com 13 anos, fui batizada. O meu batismo foi muito importante para mim, pois desse modo, tive a certeza de que o meu verdadeiro amigo e Salvador é Jesus Cristo. Também porque testemunhei minha fé em Jesus publicamente, diante dos meus pais, padrinhos, amigos e da comunidade em que participo. Gostaria de compartilhar com vocês o versículo que escolhi para o meu batismo. Nele Deus me prometeu: ‘Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa’ (Is 41.10)”.

Interceda pelos adolescentes e jovens que conhece!